A costa Algarvia

Navegar ao longo da costa algarvia tem características muito próprias e é algo que não deve deixar de fazer se tiver a oportunidade de alugar um barco ou se já tiver o seu. Aliás, é muito fácil viajar até ao Algarve por terra ou ar e rapidamente comprar uma embarcação à sua escolha. A oferta é grande e os preços servem todos os tipos de orçamento. Uma outra vantagem do Algarve é a abundância de marinas onde pode deixar o barco durante a noite ou mesmo por períodos mais prolongados, nomeadamente durante o inverno.

A navegação ao longo da costa algarvia tem características muito diferentes dependendo da área:

A costa ocidental Algarvia

A norte do Cabo de São Vicente e nas águas que o circundam, a ondulação tem tendência a ser mais pronunciada e o vento mais forte do que na costa sul do Algarve. No entanto é ao longo desta secção que se encontram as incríveis praias de areia branca rodeadas por falésias de rocha negra.

É uma zona ideal para explorar em dias de ondulação e vento calmos pois com estas condições torna-se mais fácil o acesso à costa ou mesmo a navegação à sombra dos rochedos. Existe uma boa escolha de pequenos portos onde é possível pernoitar em noites mais agitadas ou se se quiser desfrutar de um bom jantar de marisco num dos muitos restaurantes que servem as especialidades locais.

A costa sul

A costa sul do Algarve é o cartão de visita desta região. As águas geralmente calmas e de baixa ondulação são mais favoráveis para quem não tem muita experiência de navegar em mar alto. As praias escondidas, grutas e rochedos isolados são uma das características desta faixa costeira. É possível fundear o barco e nadar até uma praia de areia branca e tê-la só para si!