Destaques da costa ocidental

Seria um trabalho merecedor de uma enciclopédia o tentar enumerar todos os pontos de interesse existentes ao longo da costa portuguesa. E isto sem sequer incluir os arquipélagos dos Açores e da Madeira!

Selecinámos então alguns dos melhores pontos a visitar se decidir navegar ao longo da costa de Portugal continental.

Foz do Douro

Começando pelo norte, a visita à foz do Rio Douro e a passagem entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia é totalmente imperdível.

A arquitetura envolvente, sem esquecer as várias pontes sobre o Douro, tornam esta área num ponto de tração extremamente pitoresco, e que sem dúvida vale a pena visitar com tempo.

Aveiro

Se o seu barco for de pequenas dimensões explore a Ria de Aveiro. Esta cidade é conhecida como a Veneza de Portugal pelos seus belos canais, adornados pelos coloridos e muitas vezes provocantes barcos moliceiros.

Arquipélago das Berlengas

Situado ao largo de Peniche, este minúsculo arquipélago é um paraíso para a observação de aves, para o mergulho e caça submarina, e também pelas magníficas formações rochosas que apresenta.

Lisboa

Um dos pontos altos para qualquer pessoa que navegue ao longo da costa portuguesa é, sem sombra de dúvida, a entrada pela foz do Rio tejo em direção a Lisboa.

O Farol do Bugio abre caminho para a espetacular vista, com Lisboa de um lado e Almada do outro, enquanto o imponente Cristo Rei observa sereno a magnífica Ponte 25 de Abril.

Costa Vicentina

Entre Sines e o cabo de São Vicente encontram-se algumas das mais espetaculares praias de Portugal.

Logo a sul de Sines, após passar a pitoresca vila de Porto Covo, damos de caras com a Ilha do Pessegueiro e pouco depois com as brancas areias do Malhão.

Daí até à Ponta de Sagres, as praias e imponentes falésias são uma constante.