A costa de Portugal continental está repleta de tesouros, muitos deles desconhecidos da maior parte das pessoas. Embora existam estradas que passam junto ao mar de norte a sul do país, e também ao longo da costa sul do Algarve, a verdade é que alguns dos pontos mais acidentados, assim como o Arquipélago das Berlengas, só são mesmo acessíveis por mar.

É por isso que criámos este blogue com o intuito de partilhara aquelas que achamos serem as melhores formas de visitar toda a costa portuguesa de barco.

Praias desertas ou cidades

Existem praias em diversos pontos do país que só são acessíveis por mar. Isto faz com que seja possível navegar até perto de uma delas, fundear o barco e em bote, ou mesmo a nado, possa ir até à praia e tê-la toda por sua conta. E falamos de praias de areia branca, ladeadas de imponentes falésias.

Mas se prefere tudo aquilo que as cidades têm para oferecer, então estará muito bem servido de portos e marinas para deixar o seu barco enquanto vai visitar a cidade ou faz umas compras.

Em algumas destas cidades é mesmo possível pernoitar em barcos de luxo, autênticos hotéis flutuantes, ou utilizar os serviços oferecidos por várias empresas que organizam passeios nos principais rios portugueses.

Mas se preferir o luxuoso conforto dos gigantescos navios de cruzeiro, saiba que existe a possibilidade de percorrer a costa portuguesa num destes colossos, e talvez até prolongar a viagem para conhecer as principais cidades do sul de Espanha.